Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Haddad elogia programa de ressocialização na cracolândia

Projeto municipal oferece pagamento por varrição de ruas

DE SÃO PAULO

O prefeito de São Paulo Fernando Haddad apresentou ontem uma nova etapa do programa para recuperação de dependentes químicos na cracolândia. A nova fase terá um curso de capacitação em jardinagem, que já funciona desde segunda-feira.

Cercado por jornalistas e usuários de drogas atendidos pelo programa "De Braços Abertos", Haddad avaliou como positivos os resultados do trabalho e até brincou: "Tem até um grupo [de dependentes] reivindicando aumento salarial! Quer prova maior de recuperação do que isso".

O projeto oferece, além da oficina de jardinagem, a participação em uma frente de trabalho de varrição por quatro horas diárias. São pagos R$ 15 por dia pelo serviço.

"As pessoas estão se recuperando visivelmente. Eu conheço alguns há algum tempo e depoimentos dados pelos médicos atestam que as condições de saúde estão melhores. Está melhorando também a condição de trabalho. Obviamente alguns ainda estão distantes de um trabalho com carteira assinada, mas cada semana, mês, eles melhoram", disse o prefeito.

Márcio de Lima, 30, é um dos beneficiados pelo programa que participa das aulas de jardinagem. De acordo com ele, trabalhou também para construir a estufa onde acontecem as aulas.

"É uma terapia trabalhar com a terra. Saí das ruas, e agora to começando a me levantar. Continuo usando [droga] de vez em quando, mas minha vida melhorou muito", disse Lima.

Os dependentes de drogas atendidos pela prefeitura estão sendo acompanhados individualmente por assistentes sociais que procuram os vínculos familiares e tentam reencaminhar os pacientes para suas cidades de origem.

Segundo as equipes de saúde, há casos de redução de 50% a 70% no consumo de médio de crack.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página