Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após temporal, Ribeirão Preto decreta situação de emergência

Objetivo da prefeitura é ter acesso a verbas do governo do Estado

DE RIBEIRÃO PRETO

Com a prefeitura em crise e o objetivo de buscar recursos do Estado, a prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (PSD), decretou situação de emergência no município por causa dos estragos provocados pela chuva desta semana.

Na segunda-feira, um temporal provocou o alagamento de duas das principais avenidas da cidade, a Francisco Junqueira e a Maurilio Biagi, e derrubou a ponte sobre um córrego na avenida Paris.

Os bombeiros registraram ao menos 42 árvores caídas em vias públicas e três inundações, e fizeram o resgate de 10 pessoas que ficaram ilhadas pelo alagamento.

O decreto foi publicado no "Diário Oficial" do município de anteontem. A medida também permite que a prefeitura faça contratações emergenciais, sem a necessidade de realizar licitação.

Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura, um dos objetivos da publicação do decreto é pedir verbas emergenciais à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A prefeitura não informou em quais obras serão utilizados os recursos.

A decretação de situação de emergência é um procedimento legal que permite acesso à esse tipo de verba.

O secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, afirmou que a principal obra será a reconstrução da ponte na avenida Paris. O projeto está em elaboração e ainda não possui orçamento.

Segundo Abdo, é estudada a contratação emergencial da obra a partir da cotação de preços com ao menos três empresas que já prestam serviços à prefeitura.

O secretário disse que no segundo semestre serão concluídos os projetos de novas obras contra enchentes.

Serão construídas três barragens e será feito o alargamento e aprofundamento da calha do córrego Retiro Saudoso, ao longo das avenidas Francisco Junqueira e Maurilio Biagi, e do ribeirão Preto, ao longo da Via Norte, até o anel viário.

A elaboração dos projetos foi estimada em R$ 10 milhões pela prefeitura.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página