Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Queda no nº de usinas em operação afeta etanol

No total, 249 unidades iniciaram a moagem

DE RIBEIRÃO PRETO

O baixo número de usinas em operação na região centro-sul do Brasil impactou negativamente a moagem da cana-de-açúcar e a produção de etanol neste início da safra.

Segundo relatório divulgado pela Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), o resultado pode ter relação com a situação financeira ruim das empresas.

De acordo com o relatório, o número de usinas operando até o momento é 7,1% menor do que no mesmo período do ano passado --de 268 para 249 empresas.

A moagem da cana, acumulada até 15 de maio, caiu 3,41% (para 79,34 milhões de toneladas), em relação ao período anterior. A produção de etanol também caiu, alcançando 3,22 bilhões de litros, ante 3,28 bilhões, em 2013.

O cenário da produção de cana neste início de safra também é negativo devido à redução da produtividade.

Segundo o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), o rendimento médio da lavoura alcançou 82,09 toneladas de cana por hectare, queda de 7,10% em relação ao mesmo período de 2013.

De acordo com a Unica, o uso do etanol passou a ser economicamente vantajoso em comparação à gasolina no Estado. Porém, a redução do preço ainda não foi repassada ao consumidor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página