Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Captura em área urbana envolve veterinário

DE RIBEIRÃO PRETO

Os órgãos responsáveis por realizar o serviço de captura de onças-pardas quando elas estão na zona urbana das cidades são o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental, que agem normalmente com a ajuda de um veterinário, responsável por garantir o bem-estar do animal.

"É preciso saber dosar corretamente o tranquilizante que é aplicado no resgate para não comprometer a vida da onça", disse o diretor do zoológico de Ribeirão, Alexandre Carvalho Gouvêa.

Depois de capturado, o bicho é encaminhado a um instituto credenciado pelo Ibama que recupera e avalia animais selvagens ou a um zoológico, como no caso ocorrido em maio em Ribeirão.

De acordo com Gouvêa, o estado de saúde do animal é avaliado e ele é devolvido o quanto antes à natureza.

Ainda conforme o diretor do zoológico de Ribeirão Preto, essa situação de estresse pode até levar o animal capturado à morte.

Especialistas ouvidos pela Folha afirmam que é importante buscar os órgãos competentes para fazerem o resgate da onça, por questões de segurança e legalidade.

Existe a possibilidade de uma pessoa não autorizada que tente capturar o animal ser enquadrado na Lei de Crimes Ambientais.

A lei brasileira prevê uma pena de até quatro anos de reclusão para a pessoa que perseguir, caçar ou matar animais silvestres.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página