Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Região tem 40 multas de trânsito por hora

Nº de infrações cresceu 2,2% no primeiro quadrimestre do ano, puxada pelos registros de Araraquara e Barretos

Municípios aumentam fiscalização com radar e justificam a alta com o crescimento da frota de veículos nas ruas

MARIANA BRUNO DE RIBEIRÃO PRETO

Quarenta multas por hora. Essa é a média de infrações registradas no trânsito nos primeiros quatro meses deste ano nas cinco maiores cidades da região de Ribeirão.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de infrações cresceu 2,2%, saltando de 111.386 para 113.868, com destaque para Araraquara e Barretos.

Os dados, repassados pelas prefeituras, incluem as infrações registradas por radares móveis e fixos, pela Polícia Militar e por agentes municipais de trânsito.

Araraquara registrou aumento de 7,35% nas infrações no quadrimestre. Já Barretos teve aumento de 125,5%. Ribeirão, Franca e São Carlos tiveram queda no período.

A arrecadação com multas também cresceu em Araraquara e Barretos em, respectivamente, 4,43% e 129,6%. Nas demais cidades, apenas Ribeirão teve aumento na arrecadação, de 2,5%.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes de Araraquara, o vice-prefeito Coca Ferraz (SDD), o aumento de multas aplicadas na cidade é por causa da alta na frota de veículos.

A frota no município cresceu 5,4% no último ano, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Ele também disse que o crescimento menor da arrecadação em relação ao número de infrações se deve às multas menos graves.

Desde o dia 19 de maio, os três radares móveis da cidade funcionam das 6h à meia-noite, ou seja, fazem três turnos de fiscalização para diminuir os acidentes.

Já em Barretos, o aumento do número de infrações se deve a inclusão de mais três aparelhos de fiscalização fixos na cidade, segundo a prefeitura. A explicação é a mesma para a alta na arrecadação, segundo o município.

"Desde agosto do ano passado são seis radares fixos. O radar na avenida 43 é responsável por boa parte das autuações", disse o secretário de Ordem Pública, André Luís de Freitas Silva.

Em Ribeirão Preto, o número de autuações diminuiu em quase 1%, mas a arrecadação aumentou 2,5%.

A Prefeitura de Ribeirão Preto não explicou a relação entre o aumento da arrecadação e a queda no número de infrações registradas.

Em Franca, a arrecadação caiu 10,6% e as multas diminuíram 4,9% nos primeiros quatro meses deste ano.

Para o secretário de Segurança e Cidadania, Sérgio Buranelli, são infrações menos graves, como atuações por estacionamento irregular.

Em São Carlos, o número de infrações caiu de 13.631 para 6.076, uma diferença de 55% entre os quadrimestres. Segundo a prefeitura, a cidade está sem radares e vai abrir uma concorrência para contratar o serviço. Não foi informada a arrecadação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página