Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jogos da Copa reduzem vendas em Ribeirão

Mundial é 'ingrediente' extra para desempenho ruim do setor, que sofre com inflação em alta e baixa confiança dos clientes

Comerciantes relatam que os dias de jogos do Brasil esvaziam as lojas, que já amargavam queda nas vendas em maio

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Após resultado ruim em maio, os comerciantes de Ribeirão Preto temem que as vendas de junho também tenham baixo desempenho por causa da Copa do Mundo.

Comerciantes ouvidos pela Folha afirmam que praticamente perderam três dias úteis por causa do baixo volume de vendas em dias de jogos do Brasil na primeira fase do campeonato.

A preocupação é grande com este sábado (28), quando a seleção entra em campo contra o time do Chile às 13h.

Sábado é o principal dia de vendas, mas os comerciantes esperam pouca procura. A maioria das lojas deve encerrar as atividades uma hora antes do início da partida.

Maurício dos Santos, dono de uma loja de sapatos no centro de Ribeirão Preto, disse que as vendas caíram cerca de 70% nos dias de jogos.

"No primeiro jogo do Brasil, nós encerramos o expediente uma hora antes da partida. Mas, nos outros dois, encerramos duas horas antes porque não tinha movimento mesmo", disse Santos.

SETOR EM BAIXA

Fábio Pina, assessor econômico da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), afirma que os jogos da Copa do Mundo foram um "ingrediente" a mais para o desempenho ruim do comércio, que sofre desde o início do ano por causa do cenário econômico brasileiro.

Segundo Pina, o principal motivo da desaceleração do faturamento do comércio é a combinação da inflação com falta de confiança do consumidor e baixo crescimento das vagas de emprego.

"O cenário já estava negativo, e a Copa do Mundo agravou essa situação ao criar, mesmo que de forma informal, feriados", diz.

Pesquisas feitas pela Fecomércio-SP apontam que as vendas para o Dia dos Namorados tiveram queda de pelo menos 5% com relação ao ano passado. Neste ano, a data coincidiu com a partida de abertura da Copa do Mundo, no dia 12, em São Paulo.

No entanto, o comércio de Ribeirão já apresentava queda. Segundo dados do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), as vendas de maio deste ano foram 0,11% menores que as do mesmo mês de 2013.

Para Fred Guimarães, economista da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), a previsão é que o comércio tenha queda de vendas em junho.

Aldo Andreolli, gerente de uma loja de roupas masculinas, declara que as vendas são ruins nos dias de jogos, mas já observava resultados negativos desde janeiro. "A economia piora e a primeira medida é frear o consumo."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página