Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Exposição inédita de Lasar Segall festeja centenário de museu

As 35 obras da mostra ficarão na Casa da Cultura de Araraquara até o próximo dia 26

DE RIBEIRÃO PRETO

A cidade de Araraquara recebe até o próximo dia 26 uma exposição inédita do artista plástico lituano Lasar Segall. A mostra faz parte das comemorações do centenário da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa.

São 35 xilogravuras e gravuras em metal que mostram o olhar do artista sobre o Brasil. As obras foram criadas entre 1924 a 1930, época de concentração de imagens do país na obra de Segall.

Elas integram o Museu Lasar Segall, que fica em São Paulo, mas que atualmente está fechado para readequações. Araraquara é uma das três cidades que recebem exposições itinerantes do artista. As outras duas são Americana e São Caetano do Sul.

Segall nasceu na Lituânia em 1891 e se mudou para o Brasil em 1923. O artista, morto em 1957, deixou um acervo diversificado, com pinturas, xilogravuras, litografias, esculturas e desenhos.

Sua produção tem influência dos movimentos artísticos impressionismo, expressionismo e modernismo.

A maior parte dessas gravuras foi feita durante sua estada em Paris, a partir de anotações feitas no Brasil.

Para receber o público que irá visitar o espaço, uma equipe de funcionários da Casa da Cultura foi treinada pelo Museu Lasar Segall, localizado na zona sul da capital paulista.

Os funcionários aprenderam técnicas de xilogravura e também tiveram aulas sobre a trajetória do artista e o significado de sua obra.

O objetivo é que a equipe use esse conhecimento para auxiliar os visitantes durante o período da exposição.

"Sempre haverá ao menos um monitor presente para orientar os visitantes", afirmou o gerente da Casa da Cultura, Milton Najm Bernardi.

Para Bernardi, Segall é uma das referências mais importantes nas artes visuais brasileiras e apresentar suas obras na Casa da Cultura é uma homenagem ao centenário do espaço.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h. A Casa da Cultura fica na rua São Bento, 909, no centro. A entrada é gratuita, mas grupos devem agendar a visita pelo telefone (16) 3333-1159.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página