Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cidades da região de Ribeirão têm 143 'fichas-sujas'

DE RIBEIRÃO PRETO

A região de Ribeirão Preto têm 143 pessoas que podem ser enquadradas na Lei da Ficha Limpa, segundo relatório do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).

Na lista aparecem prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores e superintendentes de 47 cidades, que respondem por 201 processos.

A lista tem 2.400 processos sem possibilidade de recurso em todo o Estado de São Paulo, e foi enviada ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo).

Caso alguma pessoa que esteja na lista tente disputar um dos cargos públicos nas eleições deste ano, o Ministério Público Eleitoral pode pedir impugnação do registro da candidatura.

O prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, conhecido como Geninho (DEM), aparece na lista de pessoas com prestação de contas não aprovadas pelo tribunal.

Zuliani disse ter ficado surpreso ao saber que seu nome estava na lista de gestores com contas julgadas irregulares. Caso não consiga reverter a situação, ele ficará inelegível até 2021.

Zuliani disse que vai se reunir com seu advogado para analisar a situação.

O vereador de Ribeirão Preto Cícero Gomes da Silva (PMDB) também aparece na lista. Segundo o TCE, Cícero autorizou pagamentos irregulares aos funcionários do Legislativo quando presidiu a Câmara, em 2002.

O vereador disse não saber o motivo para seu nome constar na lista do TCE.

"O Ministério Público pediu impugnação da minha candidatura, mas eu ganhei [o processo] no TSE [Tribunal Superior Eleitoral]", disse.

Outro ex-presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Leopoldo Paulino (PMDB), teve as contas de 2004 consideradas irregulares pelo tribunal.

De acordo com a ação, o ex-vereador autorizou pagamento de horas extras aos parlamentares que compareciam às sessões extraordinárias.

No mesmo ano, as despesas da Câmara corresponderam a 5,23% do orçamento municipal, quando o permitido pela Constituição Federal é de 5%.

Paulino também disse não saber que seu nome constava na lista.

A lista com a relação dos nomes está disponível no site oficial do TCE.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página