Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Seca adia plantio de árvores em Ribeirão

Prefeitura planejava plantar de 10 mil a 15 mil mudas, mas até julho foram plantadas somente 2.000 em calçadas

Especialistas dizem que qualidade do ar e alterações climáticas são influenciadas pelo deficit vegetal na cidade

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Com um deficit de 50 mil árvores, Ribeirão Preto está longe de atingir o número ideal de vegetação. A prefeitura planejava plantar ao menos 10 mil mudas neste ano, mas até junho foram plantadas apenas 2.000 árvores.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Daniel Gobbi, o plantio de 10 mil a 15 mil árvores em calçadas previsto para este ano atrasou por causa da estiagem do primeiro semestre. Ele disse que o programa Vamos Arborizar atuará de forma intensa a partir de setembro para alcançar a meta.

No ano passado, a prefeitura plantou 11 mil mudas em calçadas da cidade. O plantio começou em junho, mês em que historicamente a cidade enfrenta estiagem.

De acordo com Gobbi, o plantio deste ano iria iniciar em julho, mas por conta da seca foi adiado para evitar que as mudas morressem.

O programa, iniciado no ano passado, apela aos moradores para que adotem uma árvore. As mudas são plantadas na porta dos imóveis cadastrados pela prefeitura.

Segundo Gobbi, além do cadastro pelo site da prefeitura, carro de som e funcionários percorrem bairros da cidade para explicar aos moradores sobre a adoção.

Atualmente, cinco funcionários atuam nas ruas para divulgar o programa e a previsão é que até o fim de agosto sejam dez os servidores.

A professora Eliane Bezerra Araújo, 39, que mora na travessa Esmeralda, no Campos Elíseos, zona norte, convive com apenas uma árvore na via. A região apresenta o maior deficit do município.

Ela leva o filho Gabriel, 7, a pé para a escola e afirmou sentir falta de árvores na região. "Não tem uma sombra nas ruas daqui, eu coloco boné e passo protetor solar nele para evitar que seja queimado", disse Eliane.

A professora afirmou que gostaria de plantar uma árvore em frente à sua casa, mas nunca viu nenhum funcionário divulgando o programa em seu bairro.

FALTA DE ÁGUA

Gobbi disse que optou por atrasar o plantio das árvores para que elas não morressem por falta de água. Segundo ele, no ano passado, muitas mudas morreram.

Ele não soube dizer quantas das 11 mil mudas plantadas morreram. "Depende da colaboração da população. Apesar de os moradores adotarem a árvore, eles não cuidam e elas morrem", disse.

De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Preto, as mudas são fornecidas por empresas que têm contratos de compensação ambiental. No entanto, Gobbi não informou quantas e quais são essas empresas. O número atual de mudas disponíveis também não foi informado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página