Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chuva não altera nível crítico do rio Pardo

Quatro dias de chuva não aliviaram situação de abastecimento em cidades da região

DE RIBEIRÃO PRETO

As chuvas registradas de sexta (25) até a última segunda-feira (28) em Ribeirão não serviram para amenizar o nível crítico do rio Pardo.

Também não foram suficientes para recompor as captações de água para o abastecimento público nos municípios da região.

Segundo medição do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), o nível do rio estava em 58 centímetros nesta terça-feira (29). A média para o mês de julho nos últimos dez anos foi de um metro de profundidade.

"O nível do rio aumentou dois centímetros nesta semana. A oscilação ainda é muito pequena para nossa situação, que é crítica", afirmou o diretor regional do Daee, Carlos Alencastre.

Nos quatro dias, foram 20,6 mm de chuva, segundo informações do Ciiagro (Centro integrado de informações agrometeorológicas), da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.

Segundo Alencastre, a chuva, típica do inverno, só "ajudou" a aliviar a baixa umidade relativa do ar, que na semana passada atingiu 30% --nível considerado de atenção para exposição ao sol.

"Foi uma chuva muito incipiente, com intensidade muito baixa e de curta duração. Pelo período que enfrentamos, precisamos de muito mais chuva para sair do risco de falta de água", disse.

Ao menos oito municípios da região de Ribeirão adotaram o racionamento de água por causa da estiagem prolongada no primeiro semestre deste ano.

De acordo com Alencastre, o solo estava muito seco e absorveu rapidamente toda a água da chuva, impedindo que ela pudesse escoar para os rios e mananciais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página