Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Restos mortais de Pequena do Nascimento são transferidos

CAMILA TURTELLI DE RIBEIRÃO PRETO

Para que tivesse sua história resgatada, Juventina do Nascimento (1885 - 1950) teve seus restos mortais desenterrados e transferidos para uma capela construída para ela no município de Jardinópolis.

O ritual de exumação e cortejo foi realizado na última segunda-feira (28) como abertura da novena que antecede a festa de Senhor Bom Jesus da Lapa, no dia 6 de agosto.

Pequena do Nascimento, como era conhecida, é considerada um exemplo de devoção. Foi ela quem criou há 101 anos a festa de louvor e quem também iniciou a construção do santuário da cidade.

Ela era de Condeúba, na Bahia, e chegou a Jardinópolis por volta de 1910. Por lá, além dos feitos, ela supostamente recebeu um milagre.

Há poucos documentos e sua história é permeada de lacunas e dúvidas. "Existem algumas versões sobre a Pequena", disse Jorge Saquy Sobrinho, arquiteto e secretário local de Obras que escreveu um livro sobre a cidade.

Pequena teria nascido cega e fez uma promessa de que no mesmo local onde recuperasse sua visão, ergueria uma capela em homenagem ao seu santo padroeiro --ela teria voltado a enxergar assim que chegou a Jardinópolis.

"Era uma figura muito mística e de personalidade forte. Tanto que fundou essa festa que hoje atraí milhares de fieis", disse Saquy Sobrinho.

Pequena trabalhou como doméstica e comandou reuniões religiosas na capela que construiu com doações.

A paróquia de Jardinópolis que realizou a homenagem não soube informar se há parentes vivos de Pequena.

A exumação dos restos mortais foi acompanhada por cerca de cem pessoas que também fizeram o cortejo do Cemitério Municipal de Jardinópolis até o Santuário de Senhor Bom Jesus da Lapa.

A caminhada foi liderada pelo padre Ilson Vicente Olímpio. "Esta foi uma forma de preservar a história da Pequena", afirmou.

A capela que agora abriga os restos de Pequena recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Morte e está aberta à visita ao lado da igreja no santuário de Jardinópolis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página