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Ribeirão

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Prefeituras planejam ampliar zona azul

Motivo é o aumento da arrecadação com as multas por estacionamento irregular e com a cobrança do serviço

Para os especialistas, as prefeituras devem encontrar o equilíbrio para que fiscalização não seja excessiva

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Prefeituras da região de Ribeirão Preto planejam ampliar as vagas destinadas para o estacionamento rotativo, a chamada zona azul.

A ampliação é uma forma de aumentar a arrecadação, não apenas com os locais de estacionamento pago, mas também com uma área maior de fiscalização, que consequentemente, pode resultar em mais multas.

Especialistas em trânsito e mobilidade urbana defendem o uso do estacionamento rotativo para garantir maior acesso às áreas de grande movimentação, como os centros comerciais. No entanto, alertam que o número de vagas não deve ser excessivo.

Em Barretos, por exemplo, a prefeitura ampliou a área de zona azul em março para 21,3%. E passou a contar com 769 vagas rotativas. A prefeitura já estuda nova ampliação das vagas.

O número de multas aplicadas no mesmo período cresceu 89,4%. No primeiro semestre deste ano, foram aplicadas 1.163 multas, enquanto, no mesmo período do ano passado foram 614.

Em São Carlos, o número de multas aplicadas por estacionamento irregular na zona azul também cresceu --de 910 multas no primeiro semestre de 2013 para 1.335 neste ano. Aumento de 46,7%. E a prefeitura planeja aumentar as vagas rotativas.

Até mesmo cidades com frotas menores, com menos de 30 mil veículos de passeio, como Batatais e Bebedouro, planejam implementar e ampliar a cobrança de estacionamento nas ruas centrais.

Batatais aguarda a liberação do governo federal para assumir a fiscalização do trânsito, hoje de total responsabilidade do Estado, para ativar as 300 vagas destinadas à zona azul. A previsão é de que até outubro o uso das vagas tenha custo de R$ 1.

Em Bebedouro, a prefeitura estima concluir até o final do ano um projeto de ampliação das vagas rotativas.

Ribeirão Preto, cidade com a maior frota da região --480 mil veículos, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito)-- não aumenta o número de vagas há ao menos dois anos.

Em outubro, a prefeitura admitiu que havia falhas na fiscalização e que iria discutir novas ações para que a rotatividade fosse respeitada. A prefeitura não informou o número de multas e a ampliação da zona azul na cidade.

ESPECIALISTAS

O especialista em trânsito José Bernardes Felex disse que o estacionamento rotativo é uma "ferramenta" importante para a mobilidade. "A zona azul não pode ser uma indústria' de multa e restrições, mas deve garantir que todos acessem as áreas movimentadas", disse Felex.

Carlos Alberto Guimarães, especialista em engenharia de transportes, disse que as prefeituras devem não apenas ampliar a área, mas também criar condições adequadas de venda dos talões e de fiscalização da rotatividade.

Segundo os especialistas, a zona azul permite que uma mesma vaga seja utilizada até seis vezes por dia.


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