Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Baixa umidade do ar altera serviços de rua em Ribeirão

Secretaria da Infraestrutura suspenderá trabalhos das 10h às 15h quando umidade estiver abaixo de 20%

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Os servidores da Secretaria da Infraestrutura de Ribeirão Preto estão sendo liberados dos trabalhos na rua das 10h às 15h nos dias em que a umidade relativa do ar estiver abaixo dos 20%.

O Sindicato dos Servidores, no entanto, disse que a medida não vem sendo cumprida nas últimas duas semanas.

Nesta terça-feira (19), a umidade relativa do ar atingiu 21,3% às 15h20, segundo dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), da Secretaria de Estado da Agricultura.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade relativa do ar abaixo de 20% é classificada como estado de alerta.

Em nota, a prefeitura informou que, nos dias em que for registrada a situação, os servidores serão liberados do trabalhos nas ruas e voltarão para a secretaria.

De acordo com Wagner Rodrigues, presidente do sindicato, a medida não foi cumprida nos últimos dias. Na terça-feira (12), a umidade atingiu 19,8%, segundo o Ciiagro.

"A medida não foi respeitada, por isso encaminhamos um ofício à prefeitura [para cobrar o cumprimento]. Muitos funcionários relataram que passaram mal devido ao calor e à baixa umidade", afirmou Rodrigues.

Questionada, a prefeitura não informou se as equipes foram liberadas dos trabalhos de rua nos últimos dias no período estipulado. Também não comentou sobre o descumprimento da medida.

ESCOLAS

A prefeitura também orientou as escolas da rede municipal a substituírem as atividades físicas quando a umidade relativa do ar estiver abaixo de 30%.

A orientação à direção das unidades é que os exercícios físicos sejam evitados no período das 10h às 15h e substituídos por jogos de mesa e atividades pedagógicas.

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) informou que as condições meteorológicas são favoráveis para a ocorrência de umidade relativa do ar abaixo de 20% nesta quarta-feira (20) na região de Ribeirão Preto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página