Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Incêndio atinge 1/3 de reserva ecológica

Fogo na Mata de Santa Tereza, em Ribeirão Preto, começou domingo e gerou danos em pelo menos 50 hectares

Estiagem prolongada fez os incêndios se propagarem nos últimos dias em outras localidades da região

DE RIBEIRÃO PRETO

Principal área verde de Ribeirão Preto, a Mata de Santa Tereza foi atingida por um incêndio que começou no domingo (31) e atingiu ao menos uma área de 50 hectares.

Com 154,16 hectares, o equivalente a 200 campos de futebol, a reserva ecológica abriga mais de cem espécies de árvores, algumas delas centenárias.

O combate às chamas foi feito por cerca de 40 pessoas, entre bombeiros, funcionários da estação ecológica e homens da prefeitura.

Dois aviões agrícolas e o helicóptero da Polícia Militar foram utilizados para despejar água nos focos de incêndio, assim como caminhões-tanque e veículos do Corpo de Bombeiros.

"O dano é irreparável. Conheço aquela mata desde criança e toda vez que volto lá, ela fica menor", disse o presidente da Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, Manoel Tavares Ferreira.

Não se sabe a situação dos animais que vivem no local. Responsável por mais de 10% do que sobrou de área verde em Ribeirão, a reserva --fragmento de mata atlântica-- colabora para controlar a umidade do ar na cidade.

A origem do incêndio ainda é desconhecida. Uma das hipóteses é que o fogo tenha começado após uma prática religiosa feita com o uso de velas no local. Até a conclusão desta edição, o fogo não tinha sido controlado.

Além do incêndio na mata em Ribeirão, que vive seca recorde, os últimos dias foram marcados por grandes focos em outras cidades.

Em Pirassununga, cerca de 200 hectares de uma reserva foram queimados próximo à Academia da Força Aérea.

O fogo durou cerca de duas horas e ocorreu às margens da rodovia Deputado Cyro Albuquerque (SP-225).

Segundo o Corpo de Bombeiros, as causas são desconhecidas. Além dos homens da corporação, participaram do combate ao incêndio caminhões-pipa de empresas e da prefeitura.

No sábado (30), os bombeiros também apagaram um incêndio no mesmo local.

MORTES

Já em Porto Ferreira, dois corpos foram encontrados carbonizados dentro de um carro capotado, depois de um incêndio que atingiu 10 hectares de vegetação às margens da estrada que liga o município a Santa Cruz da Estrela, distrito de Santa Rita do Passa Quatro.

Segundo o delegado Miguel Carlos Capobianco Júnior, não é possível saber se o motorista capotou o carro com o incêndio já em andamento ou se o veículo provocou o fogo após o acidente.

As vítimas não foram identificadas até a noite desta segunda-feira (1).

Também nesta segunda, a Usina Santo Antônio, de Sertãozinho, informou que 40 mil toneladas de cana-de-açúcar foram queimadas por dois incêndios acidentais registrados no dia 24 de agosto e neste domingo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página