Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Theatro Pedro 2º substitui campainha por novo toque

DE RIBEIRÃO PRETO

De volta aos palcos de Ribeirão após 13 anos, o maestro Roberto Minczuk estava emocionado em reger novamente a Orquestra Sinfônica, no Theatro Pedro 2º. No entanto levou um susto com a campainha que indicava o início da apresentação.

"Estava concentrado, emocionado em voltar a tocar com velhos amigos. E fui despertado por aquela campainha estridente e agressiva, que há muitos anos não ouvia", afirmou Minczuk.

Regente da Orquestra Sinfônica Brasileira, Minczuk está acostumado com os toques personalizados de óperas, como "O Escravo", de Carlos Gomes, na Sala São Paulo, e "Édipo Rei", de Igor Stravinsky, no Municipal do Rio.

Por isso, após a apresentação de junho em Ribeirão Preto, decidiu criar um novo toque especialmente para o Theatro Pedro 2º, inspirado no hino do município.

"Os músicos da orquestra também disseram ficar incomodados com a campainha. Ela não combina, não é atrativa para uma apresentação de arte", disse o maestro.

O toque foi gravado nesta sexta-feira (5). Composto por Minczuk, o toque é executado por nove músicos, que tocam trompetes, trompas, trombones e tumba.

Assim como a antiga campainha, os novos toques serão executados aos dez minutos, cinco minutos e 30 segundos que antecedem a apresentação. No entanto os três toques compostos por Minczuk são diferentes.

"A ideia é que, com o tempo, as pessoas identifiquem o quanto falta para o início da apresentação apenas com o toque", disse Minczuk.

Os dois primeiros toques têm 16 segundos de duração e o último, 20 segundos.

A presidente da Fundação Pedro 2º, Dulce Neves, disse que os toques serão apresentados ao público em 9 de outubro, quando o teatro completa 84 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página