Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Área particular também sofre com queimada

DE RIBEIRÃO PRETO

Além das reservas estaduais, as junções de áreas particulares que formam matas também têm sofrido muito com a alta de incêndios em 2014 na região de Ribeirão Preto.

Nas últimas duas semanas, a Serra do Jaboticabal, por exemplo, uma área que abrange Taquaritinga e outros quatro municípios, perdeu 300 hectares de mata.

A área é uma das mais importantes na região.

O secretário de Meio Ambiente da cidade, Fabiano Bellam, afirmou à Folha que há uma articulação entre os municípios para trabalhar no combate a incêndios na região.

As áreas de proteção permanente espalhadas em propriedades particulares, segundo o professor da USP Ricardo Rodrigues, são fragmentos importantes para a fauna e a flora da região.

"Essas matas espalhadas representam alta diversidade [de espécies de plantas e animais]. Se separadas, cada uma tem pouca variedade, mas vistas em uma paisagem em conjunto representam grande biodiversidade", afirmou Rodrigues.

Ainda de acordo com o professor, matas como a de Santa Tereza são importantes, mas é necessário que haja também áreas de pequeno porte, que servem como abrigos para diversas espécies.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página