Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Evento em Barretos quebra recorde de maior tremor de som

Com 600 veículos executando a mesma música simultaneamente, um evento em Barretos neste domingo (28) criou o maior tremor de terra provocado por aparelhos de som. O recorde foi registrado pelo "Guiness Book".

O som dos carros provocou tremores de 6,98 milímetros por segundo ou o equivalente a um tremor causados por 400 quilos de explosivos, segundo Mike Janela, juiz do Guiness, que aferiu o tremor com um sismógrafo a 500 metros de distância.

O evento Insane Sound reuniu, para o registro do recorde, veículos de cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e caminhões com "paredes" de som, com potência de um milhão de watts cada.

O som executado pelos veículos foi transmitido por rádio e foi composto por um DJ, em estúdio, com uma frequência especial, voltada a explorar o máximo dos aparelhos e causar o maior tremor possível.

O objetivo do evento era quebrar o recorde de tremor por som de veículos realizado em 2008, na Inglaterra.

Na ocasião, 22 carros provocaram um tremor equivalente ao de 300 quilos de explosivos. O recorde foi patrocinado por uma revista especializada em veículos e um website ingleses.

Como o tremor provocado em Barretos teve o auxílio de caixas de som alimentadas por outras fontes de energia, além dos veículos, o evento criou um novo recorde, segundo Janela.

O recorde do tremor anterior era causado apenas por aparelhos automotivos.

"A marca de hoje será registrada como o maior tremor provocado por estéreos de qualquer tipo", disse Janela.

Daniel Bonner, um dos organizadores do evento, disse que a intenção com o recorde foi chamar a atenção para o som automotivo e reunir quem gosta de música.

"A ideia é mostrar aos que apreciam som, que é possível fazer o chão tremer, mas em um lugar apropriado, sem incomodar as outras pessoas", disse Bonner.

Essa foi a primeira edição do evento, que foi realizado no recinto da Festa do Peão de Barretos.

De acordo com Janela, o recorde do evento será publicado no site do Guiness.

No entanto, o registro da marca só entrará na versão impressa do livro de 2016. O "Guiness Book" de 2015 já foi editado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página