Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ribeirão lidera roubo de veículo e furtos em SP

Entre os municípios com mais de 400 mil habitantes, cidade teve o maior crescimento

DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão Preto registrou neste ano o maior crescimento no número de roubos de veículos e furtos entre os 14 municípios com mais de 400 mil habitantes do Estado.

De janeiro a agosto de 2014, Ribeirão contabilizou 1.072 casos de assaltos a veículos, número 66% maior que os 646 registros no mesmo período de 2013.

Ribeirão Preto foi campeã também de furtos, de acordo com as estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O coordenador das comissões de direito criminal e militar da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Ribeirão Preto, Ricardo Alves de Macedo, afirmou que falta efetivo nas polícias para coibir a criminalidade.

De acordo com ele, que faz parte também do Conselho Municipal de Segurança, o ideal é a existência de um policial militar para cada 250 habitantes. Mas Ribeirão Preto tem um para cada 500, conforme Macedo.

"A Guarda Civil Municipal deveria ter 650 integrantes, mas tem apenas 218 atualmente", afirmou.

Ele defende um maior investimento na segurança pública. "Os governos [Estado, União e município] precisam agir para aumentar a quantidade de pessoal nas polícias [Militar, Civil e Federal]. E investir também nos setores de inteligência", disse.

Um delegado ouvido pela Folha, que não quis se identificar, confirmou que o efetivo também é insuficiente na Polícia Civil.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública informou que em agosto houve diminuição no número de furtos na cidade, de 1.182 para 1.153, na comparação com julho deste ano, "graças às ações integradas entre as polícias Civil e Militar".

Para inibir os roubos de veículos, o Estado citou ainda que as ações do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária) 3, na região de Ribeirão, lacrou 32 estabelecimentos por comércio clandestino de peças automotivas. No total, foram 40 fiscalizados.

A Secretaria de Segurança aponta também que neste mês foi preso Jonathan Gabriel Callegari, autor de pelo menos 40 roubos de veículos em Ribeirão Preto.

Já a Polícia Militar informou que de janeiro a agosto deste ano foram recuperados 1.334 veículos, alvos de roubo ou furto em Ribeirão.

Ainda conforme a polícia, no mesmo período foram apreendidas 222 armas de fogo, número maior que as 192 apreensões do mesmo período do ano passado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página