Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleitores de três cidades da região votarão com o uso de biometria

Digitais serão 'assinatura' em Nuporanga, Sales Oliveira e Itirapina, que usa sistema pela 1ª vez

Em SP, total de cidades já cadastradas para utilizar o sistema biométrico chega a 15, com 614 mil eleitores

BRUNA MOZER DE RIBEIRÃO PRETO

Eleitores de três municípios da região de Ribeirão Preto serão identificados por meio da biometria nas eleições deste domingo (5).

Ao todo, serão 22.001 eleitores de Nuporanga, Sales Oliveira e Itirapina que terão de colocar as suas digitais em leitores ópticos para terem as urnas liberadas para que possam votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

Das três, Nuporanga e Sales vão repetir o cenário registrado em 2010, enquanto Itirapina utilizará o sistema pela primeira vez.

Em todo o Estado de São Paulo, o total de municípios já cadastrados para a utilização do sistema chega a 15, com 614.030 eleitores. O maior deles é Jundiaí, com 273.952 eleitores. A menor, Corumbataí (2.768).

No Brasil, 21,67 milhões de pessoas estão aptas a usar a biometria neste domingo, o que representa 15,18% do eleitorado brasileiro.

A meta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é que todos os eleitores estejam cadastrados para utilização da biometria até a próxima eleição para presidente, em 2018.

"É um sistema muito seguro, contra fraudes, que impede que uma pessoa vote no lugar de outra", afirmou à reportagem o juiz eleitoral de Nuporanga e Sales Oliveira, César Antônio Coscrato.

Com esse recurso, de acordo com o magistrado, o eleitor tem de apresentar documento com foto e não precisa mais assinar. "A assinatura agora é digital", disse.

Chefe do cartório eleitoral de Nuporanga, Edmir Francisco Pereira afirmou que, na eleição de 2010, 5% dos eleitores nas duas cidades tiveram problemas na leitura da digital na hora de votar.

Em 2012, na eleição para prefeito e vereadores, o índice subiu e atingiu 7%.

Quando há erro na leitura, em que o sistema não identifica a digital, o eleitor pode tentar oito vezes.

Se ainda assim o resultado não for satisfatório, ele poderá votar, desde que apresente um documento com foto.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página