Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Aécio leva disputa na região de Ribeirão

Tucano vence o 1º turno em todos os dez municípios mais populosos, assim como o governador reeleito, Geraldo Alckmin

Em Ribeirão, apesar de campanha da prefeita para Dilma, a petista amealhou só 20,8% dos votos neste domingo

DE RIBEIRÃO PRETO

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) foi o candidato à Presidência da República mais votado em todas as dez cidades mais populosas da região de Ribeirão Preto no primeiro turno da eleição, neste domingo (5).

O tucano foi a opção para comandar o país a partir de 2015 de 490.462 eleitores de Ribeirão, Franca, São Carlos, Araraquara, Sertãozinho, Barretos, Matão, Bebedouro, Jaboticabal e Batatais.

Em segundo lugar ficou a candidata do PSB, Marina Silva, que obteve 228.090 votos nas mesmas dez localidades.

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), que no resultado geral do país concluiu o primeiro turno na primeira colocação, foi a terceira opção dos eleitores nas cidades mais populosas da região, com um total de 224.762 votos. Os outros candidatos, somados, receberam 45.094 votos.

O desempenho da presidente repete situação vivida pela petista há quatro anos, quando, no turno inicial, foi derrotada pelo tucano José Serra nas mesmas cidades.

Em Ribeirão, Aécio recebeu 149 mil votos, 50% dos válidos. Marina obteve 69,9 mil, ou 23,5% dos válidos.

Mesmo com campanha feita pela prefeita Dárcy Vera (PSD), Dilma amealhou somente 61,6 mil, ou 20,8% do total dos votos válidos, e regrediu, em relação aos 30,26% obtidos em 2010.

Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), Pastor Everaldo (PSC), Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB), Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram, juntos, 16,2 mil votos (5,4% dos válidos).

O presidente estadual do PSDB, deputado federal Duarte Nogueira, que tem domicílio eleitoral em Ribeirão e foi reeleito neste domingo, comemorou o resultado obtido na região. "Foi [uma votação] magnífica [para o PSDB]", afirmou. Ele disse que não só o eleitor da região, como o paulista, soube verificar quem é a melhor opção.

"Há um sentimento de mudança, de tirar o PT do governo, para diminuir a inflação, baixar a carga tributária, melhorar a saúde, a educação, a segurança pública", disse.

Ele afirmou ainda que em São Paulo o eleitor é bem informado e muito atuante, o que significa uma boa votação para o PSDB.

O governador tucano Geraldo Alckmin, também reeleito para mais quatro anos de mandato, foi o mais votado nas dez cidades mais populosas da região (leia texto nesta página).

O presidente do PT em Ribeirão Preto, Jorge Parada, disse que historicamente o partido não registra uma boa votação no Estado, o que ocorre também na região.

"A região é um reduto do PSDB. O PT foi mal votado em todo o Estado, ficou em terceiro no governo [com o ex-ministro Alexandre Padilha], perdeu o Senado, mas já era esperado", disse Parada.

Ele afirmou que as diferenças de preferência do eleitorado são "normais" e fazem parte da política.

"No Nordeste, o Aécio teve pouquíssimos votos. Lá, ele precisa trabalhar muito para conquistar o eleitorado, assim como o PT tem que batalhar bastante para reverter essa situação aqui no Estado de São Paulo", afirmou.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página