Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Araraquara flexibiliza ocupação de comércio

Câmara aprovou projeto de lei que facilita a instalação de novos negócios no município

BRUNA MOZER DE RIBEIRÃO PRETO

A Câmara de Araraquara aprovou nesta terça-feira (7) projeto de lei que permite que comerciantes continuem instalados em áreas hoje proibidas e que flexibiliza novas ocupações no município.

O Plano Diretor, aprovado em fevereiro, proibiu comércios em áreas residenciais ou de preservação ambiental, por exemplo. Agora, com a mudança, esses estabelecimentos e até indústrias poderão permanecer e ampliar, em até o dobro, o seu tamanho.

"Mas, se a indústria fechar, outra não poderá abrir em seu lugar", afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano da cidade, Edélcio Tositto.

Um exemplo é a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) de Araraquara, distribuidora de hortifrúti.

Ela está localizada no bairro Iguatemi, em uma zona que agora é considerada de preservação ambiental.

"Eles estão lá há mais de 30 anos, não tem como tirar. É preciso ser flexível", afirmou o vereador Donizete Simioni (PT), da oposição.

O projeto ainda flexibiliza a instalação de novos comércios e estabelecimentos de pequeno porte, principalmente na região central.

De acordo com o Plano Diretor de Araraquara, pequenos comércios, como pet shops e até postos de combustíveis, só poderiam se instalar no distrito industrial --afastado da zona urbana.

Segundo o secretário, desde o começo do ano, a prefeitura recebeu pelo menos 200 pedidos para a instalação de novos comércios, mas que seguem parados.

"Neste momento de crise, recessão, não dá para bloquear novos investimentos", afirmou o secretário.

Para Tositto, o Plano Diretor é "complexo" e terá de passar por novas revisões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página