Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Condephaat pode tombar igreja matriz de Bocaina

Outros 5 bens da região estão em análise pelo órgão de defesa do patrimônio de SP

DANIELA SANTOS DE RIBEIRÃO PRETO

O Condephaat, órgão estadual de defesa do patrimônio, estuda a possibilidade de tombar a igreja matriz de São Batista em Bocaina. O prédio foi fundado em 1909.

Outros cinco processos de tombamento referentes a bens localizados na região de Ribeirão Preto também estão em análise.

Segundo a Prefeitura de Bocaina, o pedido de tombamento foi solicitado em 1969.

Sem resposta do conselho, porém, o município decidiu restaurar, com ajuda da iniciativa privada, as 13 telas sacras do pintor Benedito Calixto que compõem a igreja. A reforma terminou em 2010.

Neste mesmo ano, o departamento de cultura municipal encaminhou um questionamento ao Condephaat solicitando uma posição sobre o processo antigo.

Uma equipe técnica do conselho voltou à Bocaina em 2010 e fez uma nova avaliação da igreja. Em novembro, o Condephaat iniciou o estudo de tombamento de uma série de bens ligados ao patrimônio sacro paulista, e incluiu a igreja de Bocaina.

A partir de agora, só o Condephaat pode autorizar qualquer intervenção na igreja.

Não há um prazo mínimo para a conclusão do estudo, de acordo com o conselho.

O prefeito João Francisco Bertoncello Danielleto (PV) disse esperar receber mais visitantes na cidade com o tombamento do prédio.

OUTROS BENS

Além da igreja de Bocaina, a Catedral de São Sebastião e a Praça Bandeirantes, em Ribeirão, estão na lista dos cinco processos da região em andamento.

Os demais casos em análise são a casa de beneficiamento de café, em Guatapará, a estação ferroviária, em Brodowski, a Fazenda Santa Carlota e suas proximidades, em Cajuru, e a estação Bento Quirino, em São Simão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página