Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PM diz que desenvolve ações contra furtos

Corporação afirma que desloca policiamento para agências bancárias com o objetivo de diminuir essas ocorrências

Já a Polícia Civil não dá detalhes sobre as investigações, mas diz que todos os casos estão sendo apurados

DE RIBEIRÃO PRETO

Por meio da assessoria de imprensa, a Polícia Militar informou que os furtos a caixas eletrônicos em pequenas cidades ocorrem em razão da facilidade de acesso a vias para fuga dos criminosos.

A corporação disse ainda que desenvolve ações de prevenção a furtos com essas características. Intensifica, por exemplo, o policiamento preventivo e ostensivo.

"O planejamento estratégico contempla, ainda, operações realizadas pelas equipes de Força Tática e Policiamento Rodoviário, em parceria com as polícias Civil e Federal", afirmou nota da Polícia Militar.

A assessoria da corporação ressaltou que a sociedade também é envolvida na prevenção e orientação desse tipo de delito por meio de reuniões e ações preventivas.

Citou, por exemplo, a distribuição de panfletos com dicas de segurança sobre saques em agências bancárias para evitar roubos.

"Todos podem colaborar para o sucesso das ações preventivas de polícia ostensiva transmitindo informações a respeito de criminosos, fatos criminosos, pessoas em atitude suspeita e quaisquer indícios de irregularidade que possam levar à incidência de crimes por meio dos telefones 190 e 181 [disque-denúncia]", disse a assessoria.

POUCA SEGURANÇA

A Polícia Militar, ainda em nota, afirmou que os bandidos miram as pequenas cidades porque têm uma falsa sensação de que nessas localidades menores o sistema de vigilância privada (câmeras de segurança e vigilantes) é menos intensificado.

A maioria dos bancos tem, no entanto, essas câmeras de monitoramento, segundo a nota. "E as imagens contribuem sobremaneira para a investigação, o que pode ser comprovado pela Polícia Civil", afirmou a nota da corporação.

A PM afirma também que programas de policiamento ostensivo -com equipes de motocicletas e Força Tática- são otimizados para que os policiais passem com mais frequência pelas agências bancárias quando não estiverem atendendo a ocorrências.

O objetivo é reduzir o número de furtos e roubos nas instituições financeiras.

A assessoria da corporação garante, por outro lado, que esse tipo de patrulhamento nos endereços dos bancos não prejudica as rondas feitas em outras regiões ou bairros dos municípios afetados.

A Polícia Militar informa também que está à disposição das agências para orientar sobre como aumentar a segurança nessas regiões.

EM INVESTIGAÇÃO

A Folha não conseguiu falar com delegados que atuam na região de Ribeirão sobre a alta incidência de furtos em caixas eletrônicos em pequenas cidades.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que nenhum delegado falaria sobre casos específicos, mas afirmou que todos os assaltos mencionados pela reportagem estão sendo investigados.

De acordo com a assessoria da secretaria, a divulgação de detalhes sobre os casos citados pela reportagem poderia atrapalhar o desenvolvimento dos inquéritos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página