Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dárcy Vera muda perfil após a reeleição

Temas como alta do IPTU, falta de água e academias ao ar livre tomaram outros rumos após a vitória da prefeita

Reajuste do imposto, mantido em silêncio durante a campanha, foi tirado da gaveta depois da eleição

Márcia Ribeiro/Folhapress
A cabeleireira Guida Lopes, 46, dona de salão no Parque das Figueiras, onde falta água
A cabeleireira Guida Lopes, 46, dona de salão no Parque das Figueiras, onde falta água
JOÃO ALBERTO PEDRINI DE RIBEIRÃO PRETO

Dárcy Vera (PSD) inicia hoje o seu segundo mandato como prefeita de Ribeirão Preto, 64 dias após a vitória. O período pós-eleição coincide com mudanças de discurso que dificilmente ocorreriam durante a campanha.

A principal alteração é sobre o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O processo de revisão do tributo, que não sofreu reajuste em todo o governo nem foi citado na campanha de 2012, começou logo após a vitória.

Entre os temas tratados recentemente de forma diferente da abordada na campanha estão também a falta de água na cidade, a manutenção das academias ao ar livre, a instalação de uma unidade da Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) e a Stock Car.

A oposição à prefeita na Câmara, por exemplo, critica a falta de discussão na campanha eleitoral do projeto que revisou a Planta Genérica de Valores, usada como base de cálculo do IPTU.

Na última sexta, a Câmara aprovou o aumento do imposto em até 130% para este ano.

"Por que ela [Dárcy] não falou para a população [que o imposto iria subir]? Por que não falou a verdade durante a campanha? Por que escondeu isso? Essa atitude mostra desespero, porque a prefeitura está muito endividada e precisa fazer caixa", afirmou Silvana Resende (PSDB), vereadora até ontem, quando encerrou seu mandato.

Duas semanas antes do segundo turno, a prefeita usou sua propaganda na TV para tentar convencer o eleitor de que o problema da falta de água em Ribeirão ocorria por supostos "atos criminosos". No entanto, as dificuldades no abastecimento continuam.

ACADEMIAS

Uma das principais bandeiras durante a campanha de Dárcy foi a implantação de academias ao ar livre.

A prefeita, que prometeu a instalação de várias unidades espalhadas por Ribeirão nos próximos anos, agora estuda o repasse da manutenção dos equipamentos para associações de moradores.

É o que diz o presidente da Fabarp (Federação das Associações de Moradores de Ribeirão), Eurípedes Ignácio dos Reis. Ele afirma que o secretário da Casa Civil, Layr Luchesi Júnior, o procurou num evento para firmar uma parceria com as entidades.

"Ficamos de sentar para conversar, mas, até hoje, nada [aconteceu]. Seria para cuidar. Os atuais presidentes e associações cuidariam das academias para não estragarem", disse Reis.

Ele afirma, por outro lado, que não tem recebido reclamações referentes a ações de vândalos. Antônio Carlos Mossim Costa, coordenador de manutenção das academias, nega que haja tratativas com as associações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página