Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Jovem não teve morte cerebral, diz hospital

Casa de Saúde de São Carlos alega que houve falha de comunicação

A família pediu que médicos reavaliassem o quadro clínico; eles constataram uma leve atividade cerebral

DE RIBEIRÃO PRETO

A Casa de Saúde e Maternidade de São Carlos divulgou nota, anteontem à noite, afirmando que o quadro clínico da manicure Nayara Cristina Patracão, 24, internada após complicações decorrentes de uma lipoaspiração, não é de morte cerebral.

O anúncio foi feito dois dias após o hospital ter informado a família e a imprensa que o quadro clínico era de morte cerebral. O diretor-superintendente do hospital, Fernando Augusto de Luca, disse que houve falha na comunicação. Primeiro, na informação dada para os familiares e, depois, à imprensa.

Ele contou que a mãe da jovem ficou sabendo da suposta morte cerebral numa conversa no corredor do hospital, informal, com um neurologista. "Oficialmente, em nenhum momento, a Casa de Saúde falou em morte", diz.

De Luca afirmou ainda que pode ter havido uma interpretação equivocada da família.

A nota divulgada anteontem foi distribuída por uma assessoria contratada, segundo o diretor, para "gerenciar a crise" surgida após o caso.

Na última terça, uma assessora da instituição havia informado à Folha que Nayara teve morte cerebral.

A versão do hospital também contradiz a família. A mãe da paciente, Lucimara Franceschini, e a irmã dela, Jéssica Patracão, confirmaram que o diagnóstico dado pela Casa de Saúde, no início, era de morte cerebral.

No dia 7 de janeiro, Nayara passou por um procedimento de lipoaspiração e abdominoplastia -retirada de excesso de gordura na região do abdome- na Santa Casa de Descalvado.

Após sofrer parada cardíaca durante a cirurgia ela foi transferida para São Carlos.

Na quarta-feira, a família pediu que médicos próximos reavaliassem o quadro da jovem -eles, então, constataram uma leve atividade cerebral de Nayara.

Ontem, médicos do hospital fariam nova reavaliação, cujo laudo não foi divulgado até o fechamento da edição.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página