Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Anticorpos

Estudo de resposta imune ao HIV pode ajudar em futura vacina

DO "NEW YORK TIMES" - No que pode ser um passo importante na direção de uma futura vacina contra a Aids, pesquisadores americanos monitoraram uma poderosa resposta imune de um indivíduo ao HIV para ver como uma série de mutações levaram a um anticorpo que pode derrotar muitas variantes do vírus.

O estudo, publicado ontem na versão on-line da revista "Nature", analisou sangue de um homem africano desde que ele foi infectado até cerca de dois anos depois, quando ele começou a produzir anticorpos "amplamente neutralizantes", capazes de bloquear cerca de 55 % das diferentes cepas do HIV.

Cerca de 20 % das pessoas com HIV produzem esses anticorpos, mas isso só acontece de dois a quatro anos depois da infecção, quando elas já carregam uma quantidade grande demais de mutações.

Se um paciente saudável recebesse uma vacina que induzisse suas células de defesa a produzir esses anticorpos, eles poderiam nocautear a infecção futura.

Especialistas não envolvidos com o estudo reagiram com cautela à pesquisa, reconhecendo que é um trabalho importante, mas que suas implicações práticas ainda estão distantes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página