Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

As esquecidas lembranças da infância

A causa do esquecimento de eventos dos primeiros dois a três anos da nossa vida parece ter agora uma explicação.

A amnésia infantil estaria associada à produção de novos neurônios no hipocampo, a região do cérebro relacionada à formação, ao arquivamento e ao processamento da memória, segundo pesquisa apresentada na 7ª Reunião Anual da Associação Canadense de Neurociência, encerrada ontem em Toronto.

Estudos já mostraram que crianças pequenas retêm eventos a curto prazo, que não persistem ao longo dos anos. Segundo Paul Frankland e Sheena Josselyn, do Hospital Infantil de Toronto, autores do estudo que usou ratos jovens e idosos, a formação de novos neurônios poderia apagar lembranças durante a reorganização de circuitos cerebrais já existentes. Os neurônios transmitem e recebem impulsos nervosos.

Na mesma reunião, Jing Wang e colaboradores do mesmo hospital, empregando ratos adultos, mostraram que a droga usada no tratamento do diabetes, a metformina, promove a neurogênese (formação de neurônios) na região anterior do cérebro e no hipocampo dos animais.

Um trabalho sobre ecolocalização por deficientes visuais, de Jennifer Milne e colaboradores das universidades Western Ontário e Durham, mostrou que, como os morcegos, alguns humanos sem visão usam ecos para "ver" a vizinhança. Produzindo sons com a língua, ouvem a reverberação dos sons de objetos e superfícies.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página