Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Supostos restos de foguete atingem casas na China

DA EFE

Possíveis restos do foguete usado no lançamento de uma sonda lunar chinesa caíram em duas casas da província central de Hunan, sem deixar feridos, segundo o jornal "Xiaoxing Morning Post".

A sonda lunar chinesa Chang E3 decolou no último domingo com a missão de ser a primeira do país a aterrissar na superfície do satélite e explorá-lo.

O incidente aconteceu cerca de nove minutos depois do lançamento, quando várias peças caíram sobre duas casas do condado de Suining, a mais de mil quilômetros de distância do local do lançamento.

"O telhado desabou e caiu em nossa casa, deixando um grande buraco", disse um dos moradores afetados, que não quis se identificar.

Algumas fotografias que circulam pelas redes sociais e foram publicadas por vários veículos de imprensa chineses, entre eles o "Xiaoxing Morning Post", mostram o telhado destroçado de uma casa, com o que parecem ser restos da sonda dentro dela, enquanto outras imagens retratam vizinhos ao redor da supostas partes de foguete.

As autoridades ofereceram às vítimas 10.800 iuanes (R$ 4.180) em compensação pelo ocorrido, diz o jornal, que acrescenta que ninguém foi ferido pelos objetos.

Até agora, não houve nenhuma verificação oficial de que as peças correspondam a partes do foguete.

A missão espacial que inclui o primeiro robô de exploração lunar chinês, batizado de "Yutu" ou Coelho de Jade, foi levada pelo foguete Longa Marcha 3B e entrou na órbita de transferência Terra-Lua na hora prevista.

O diretor do Centro de Lançamento, Zhang Zhenzhong, compareceu brevemente perante as câmaras para confirmar que o lançamento tinha sido "um sucesso".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página