Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Michelangelo dos mamilos' tem fila de 8 meses

DE SÃO PAULO

Nos EUA, um tatuador especializado em tatuagens 3D de aréola e mamilo tem levado ao seu estúdio em Maryland mulheres de todo o mundo, inclusive do Brasil.

Já chamado de "Michelangelo dos mamilos" pela imprensa norte-americana, Vinnie Myers, 50, deixou de lado as tatuagens de dragões, serpentes e caveiras e hoje se decida apenas às mamas.

A espera para uma agenda com ele chega a oito meses. Myers cobra US$ 600 para tatuar as duas mamas. Alguns seguros-saúde já reembolsam o procedimento.

O trabalho começou há dez anos, quando um cirurgião lhe relatou a frustração de não conseguir um bom resultado estético nas aréolas e mamilos após a reconstrução mamária e pediu sua ajuda.

À época, no fim do tratamento, alguém da equipe médica usava uma agulha de tatuagem para fazer um círculo em cada mama e preenchê-lo com duas dores: bege ou salmão. "Ele pensou que eu poderia fazer desenhos mais reais", conta Myers à Folha.

A primeira cliente, lembra, chegou com os dois círculos preenchidos no lugar das aréolas e ele fez o que pôde para deixá-los mais naturais.

Quando chegou a cliente seguinte como uma "folha em branco", ele sentiu que poderia imprimir ali a sua experiência como pintor. Myers recriou não só cores, sombras e componentes vasculares da aréola natural como a aparência 3D dos mamilos.

Ele se diverte contando as confusões que as tatuagens já provocaram: "Uma senhora disse que tinha ido ao médico e, quando tirou o avental, ele olhou confuso para a ficha dizendo: Temos algum engano aqui, a ficha diz que você foi fez mastectomia'".

Para Myers, muitos tatuadores comentem "crimes" com as aréolas. "Eles nem sequer colocam o mamilo no lugar certo. Parece que fecham os olhos e apontam para qualquer lugar."

Segundo ele, quase toda mulher que o procura relata não se sentir completa sem os mamilos e as aréolas. "O que mais ouço quando termino o meu trabalho é: Eu me sinto inteira de novo'".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página