Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dano por elevação do mar supera custo de diques

Obras costeiras para conter mudança do clima têm bom custo-benefício, diz estudo

DE SÃO PAULO

Um estudo cruzou dados sobre o custo de construção de diques com projeções de aumento do nível do mar em razão do aquecimento global e concluiu que, apesar de essas obras serem caras, seu preço está longe de superar o do estrago que o avanço da linha d'água pode causar.

Para chegar à conclusão, os autores do trabalho, liderados pelo Fórum Global do Clima --uma rede de institutos de pesquisa, empresas e ONGs sediada na Alemanha--estudaram vários cenários de elevação do mar até 2100. O mais otimista considerou que o nível dos oceanos deve subir, em média, 25 cm, e o mais pessimista, 1,23 metro.

A diferença entre esses extremos afetaria de 0,2% a 4,6% da população mundial, aquela que vive em zonas costeiras de baixa elevação. Após isso, os cientistas estimaram o custo de consturir diques para evitar a inundação dessas áreas: algo entre US$ 12 bilhões e US$ 71 bilhões.

O dano patrimonial nas áreas afetadas, porém, é estimado entre 0,3% e 9,3% do PIB global, cifra na ordem das centenas de bilhões ou até trilhões de dólares por ano. "Danos dessa magnitude dificilmente seriam tolerados", escrevem os cientistas. O estudo saiu na revista "PNAS".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página