Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coautor defende anular estudo sobre acidez e células-tronco

Pesquisa que criou células de modo fácil está sob investigação

HIROKO TABUCHI DO "NEW YORK TIMES"

Um dos autores do estudo que alegava ter descoberto uma maneira simples de produzir células-tronco afirmou anteontem que não tinha mais certeza sobre as conclusões de sua equipe e pediu que o estudo fosse anulado.

A pesquisa, descrita em dois artigos publicados pela revista "Nature" em janeiro, surpreendeu cientistas com a descoberta de que um simples banho ácido transformaria células adultas do corpo em células-tronco versáveis.

Entretanto, um coautor do estudo --Teruhiko Wakayama, da Universidade de Yamanashi-- disse à TV pública do Japão que críticas de pesquisadores ao redor do mundo abalaram sua crença na descoberta. "Há muitos aspectos gerais dos quais eu não tenho certeza", afirmou.

A nova técnica havia sido desenvolvida por pesquisadores do Centro Riken para Biologia do Desenvolvimento, em Kobe, pelo Hospital Brigham and Women's e pela Universidade Harvard.

CELEBRIDADE

Haruko Obokata, 30, autora principal dos dois artigos, tornou-se celebridade do dia para a noite no Japão, mesmo com alguns especialistas tendo expressado cautela imediata, pedindo que fossem revelados mais detalhes sobre o método. A cautela se transformou em ceticismo quando cientistas relataram ter falhado em reproduzir os resultados da pesquisa.

Desde fevereiro, a "Nature" investiga o trabalho. O Riken divulgou uma descrição mais detalhada dos procedimentos do estudo, mas como as informações são inconsistentes com os estudos originais, acabaram alimentando o ceticismo.

"Para investigar a validade do estudo, precisamos anulá-lo e depois reunir fotos e dados corretos para provar de novo que o estudo estava correto", disse Wakayama.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página