Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estudo diz que Tamiflu não é eficaz contra gripe

Revisão diz que redução do tempo da doença proporcionado pelo remédio é de poucas horas

DO "GUARDIAN"

Um estudo feito pela Cochrane Collaboration, grupo de cientistas que investiga a efetividade de remédios, e publicado no "British Medical Journal", afirma que o Tamiflu não é eficaz contra a gripe --o máximo que ele faz é reduzir a duração da enfermidade de 7 para 6,3 dias.

Em 2009, durante o surto de gripe H1N1, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendou aos países que estocassem Tamiflu e Relenza. A Cochrane pede à OMS que revise sua recomendação.

A equipe também constatou que os remédios podem ter efeitos colaterais prejudiciais. Alguns pacientes sofreram náusea e vômitos causados pelo Tamiflu. Ocasionalmente, a droga esteve relacionada a dores de cabeça e problemas renais e psiquiátricos.

As constatações surgem ao final de uma batalha contra os fabricantes de medicamentos pelo acesso aos dados brutos produzidos durante os testes, não aos estudos científicos bancados pelas farmacêuticas. A equipe de pesquisadores e o "BMJ" desafiaram os fabricantes de medicamentos e as autoridades regulatórias, pedindo transparência quanto aos benefícios e aos efeitos adversos de medicamentos.

A revisão constatou que embora o Tamiflu reduzisse a duração da gripe ligeiramente entre os adultos, os resultados eram mais incertos entre as crianças.

A Roche discordou da revisão e afirmou que os remédios eram uma opção vital de tratamento contra a gripe. Segundo a empresa, um estudo recentemente publicado pela revista "Lancet" com 30 mil pacientes tratados com Tamiflu na pandemia da gripe H1N1 apontou que o remédio salvou vidas.

A GSK disse que continuava a acreditar que os dados do Relenza sustentam sua efetividade contra a gripe, e que quando usado apropriadamente, ele pode reduzir a duração dos sintomas da gripe.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página