Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Perda de peso em qualquer idade traz benefícios a longo prazo

Risco cardíaco é reduzido mesmo que quilos sejam recuperados

DE SÃO PAULO

Uma pesquisa publicada na revista médica "Lancet Diabetes & Endocrinology" apontou que a perda de peso em qualquer momento da vida adulta pode trazer benefícios cardiovasculares a longo prazo.

O estudo examinou o impacto do estilo de vida sobre os fatores de risco cardiovasculares em um grupo de homens e mulheres britânicos, acompanhados desde seu nascimento, em 1946.

A avaliação dessas pessoas concluiu que, como já se sabe, o excesso de gordura corporal aumenta o risco de problemas cardiovasculares.

Mas, pela primeira vez, os dados apontaram que quem "desce" um nível na escala do IMC (Índice de Massa Corporal) --de obeso para sobrepeso ou de sobrepeso para peso normal-- em qualquer momento da vida adulta, mesmo que o peso seja recuperado depois, pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares no futuro.

O curioso é que a recuperação do peso parece ser o padrão --apenas 2% dos voluntários tiveram uma redução sustentada do IMC.

O estudo usou dados de 1.273 homens e mulheres do UK Medical Research Council National Survey of Health and Development. Os participantes foram classificados em relação ao peso em diferentes idades. Entre 60 e 64 anos, eles passaram por exames para avaliação quanto aos fatores de risco para doenças cardiovasculares.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página