Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com uso correto, remédio é seguro, diz farmacêutica

DE SÃO PAULO

Ao menos 15 artigos acessados pela Folha em bibliotecas médicas virtuais atestam o perfil de segurança dos IBPs quando utilizados na quantidade e no tempo recomendados na bula.

Os médicos também reforçam que os benefícios dos remédios superam os riscos. "O importante é que os pacientes sejam instruídos e orientados pelos seus médicos sobre os remédios que usam e os riscos que correm", diz o médico Ricardo Cypreste.

Em nota, a AstraZeneca, fabricante do omeprazol e esomeprazol, afirma que todos remédios têm riscos e benefícios e que a empresa garante a segurança dos seus medicamentos quando usados de acordo com a bula.

Em relação ao risco de infecção por Clostridium difficile, a farmacêutica diz que a associação é inerente à classe dos IBPs. "Com a acidez gástrica reduzida, há um aumento da contagem de bactérias normalmente presentes no trato intestinal", diz.

Quanto às fraturas ósseas relacionadas à osteoporose, a empresa informa que alguns estudos observacionais apontaram para esse risco, mas outros não encontraram nenhuma associação.

"A redução do pH gástrico também pode alterar a absorção de cálcio, mas nenhuma associação com fraturas foi evidenciada na literatura."

Segundo a AstraZeneca, todos os pacientes sob risco de desenvolvimento de osteoporose ou fraturas relacionadas à doença devem ter acompanhamento clínico adequado.

"O papel do médico é decisivo ao ponderar a relação de risco e benefício", diz a nota.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página