Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

A 20ª Conferência Internacional de Aids

Com a participação prevista de 12 mil inscritos, será instalada amanhã, em Melbourne (Austrália), a 20ª Conferência Internacional de Aids. Uma parcela dos participantes, porém, estava no avião que caiu na Ucrânia nesta quinta-feira (17), incluindo o ex-presidente da Sociedade Internacional de Aids, Joep Lange, 59.

Em abril de 1985, em Atlanta, EUA, a 1ª conferência contou com 2.000 inscritos e a epidemia de Aids provocava pânico: após o início dos sintomas, a sobrevivência era de apenas quatro anos.

No fim da década de 1980 o HIV foi identificado como o causador da Aids. Ativistas exigiam das autoridades tratamento e medidas para deter a expansão da doença.

Os primeiros casos foram registrados em homossexuais e a doença foi associada a eles. Mais tarde, a detecção do HIV entre usuários de droga e mulheres mostrou a real abrangência da doença.

Na conferência serão debatidos novos tratamentos e novas diretrizes preventivas na transmissão do HIV.

Também será abordado o caso do "bebê de Mississipi". O bebê recebeu terapia antirretroviral do nascimento até os 18 meses, quando deixou de ser HIV positiva. Permaneceu negativa por 27 meses, sem tratamento. Na semana passada, exames de controle detectaram presença do HIV.

Nestes 30 anos, o panorama mudou para melhor. Mas as novas gerações e os idosos sexualmente ativos devem lembrar que o HIV não foi erradicado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página