Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Buraco em roda ameaça encurtar missão em Marte

SALVADOR NOGUEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O jipe Curiosity acaba de completar dois anos de passeios em Marte. Mas danos inesperados em suas rodas podem encurtar a missão.

Cientistas da Nasa ficaram alarmados ao notar um buraco em uma das seis rodas do veículo, no 411º dia marciano da missão (chamados de "sóis", eles duram 24h39).

De início, o furo foi tratado como uma anomalia sem consequências, mas no sol 463 outra inspeção das rodas revelou um rasgo bem grande.

"Vimos um buraco bem maior do que esperávamos. Não se encaixava em nada que havíamos visto em testes. Não sabíamos o que o estava causando", diz Matt Heverly, piloto do jipe na Nasa.

A descoberta levou a novos testes, na Terra e em Marte, para descobrir o que estava acontecendo. Então os engenheiros constataram que os furos estavam sendo produzidos por rochas pontiagudas que não se deslocavam ao encontrar as rodas.

Além disso, há um problema adicional : a fadiga do material. As rodas são feitas de uma finíssima camada de alumínio. Ao evoluírem sobre o terreno marciano, elas distorcem levemente sua forma, em função do peso do jipe e da dureza do solo.

Em resumo: as rodas estão lentamente se esfacelando pelo caminho.

Até agora não houve perda de desempenho. As rodas, apesar das perfurações, mantêm sua forma original.

Contudo, para evitar desgaste acelerado, tem-se optado por seguir rotas que pareçam oferecer menos risco. Isso pode limitar a escolha de alvos científicos. Além disso, por vezes eles têm conduzido o jipe de ré, para reduzir o desgaste nas rodas frontais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página