Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Pterossauro devorador de peixes é descoberto no Ceará

REINALDO JOSÉ LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com cerca de 70 dentes em sua bocarra alongada, o pterossauro (réptil voador) Maaradactylus kellneri provavelmente era o terror dos peixes que viviam nas lagunas do Ceará há mais de 100 milhões de anos. Descoberto por uma equipe de pesquisadores do Nordeste, o monstro alado foi apresentado nesta quinta (2).

Segundo Renan Bantim, biólogo e doutorando da Universidade Federal de Pernambuco, os fósseis foram achados à flor da terra por um agricultor de Santana do Cariri (CE), numa fazenda pertencente a Plácido Cidade Nuvens, então reitor da Universidade Regional do Cariri.

O crânio mede 75 cm, e os pesquisadores estimam que o bicho tivesse uma envergadura de asas de 6 m. Segundo Bantim, a dentição e a crista do bicho fortalecem a ideia de que ele era especializado na captura de peixes. "A crista alta o ajudava a cortar a água, como uma lâmina."

O nome da espécie é uma dupla homenagem. Maara, personagem de um mito da tribo cariri, era filha de um cacique transformada num monstro de dentes afiados que capturava pescadores. Já o termo kellneri se refere a Alexander Kellner, paleontólogo do Museu Nacional da UFRJ e mentor de três dos autores do estudo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página