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A saga da publicidade para crianças
2001
Começou a tramitar na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proibia completamente a publicidade (não só de produtos alimentícios) direcionada a crianças de até 12 anos e fazia restrições àquela direcionada a adolescentes de até 18 anos
2006
A Anvisa colocou em consulta pública um texto com restrições que praticamente eliminavam a publicidade de alimentos pouco saudáveis para crianças
2009
Um grupo de 24 empresas do setor alimentício assinou um acordo comprometendo-se a não fazer publicidade voltada a crianças de até 12 anos em programas de TV em que 50% ou mais da audiência seja constituída por esse público. No entanto, nenhum programa da TV aberta comercial tem mais de 30% de seu público formado por pessoas com idade entre 4 e 11 ano
2010
Após quatro anos de discussões, a Anvisa publicou sua regulamentação, mas excluiu as restrições à publicidade e o veto a brindes. Mais de 20 liminares tornaram a resolução sem efeito
2012
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou dois projetos de lei que restringiam a publicidade de alimentos a crianças e a venda de lanches com brinquedos. O primeiro de autoria de Rui Falcão (PT) e o segundo do deputado Alex Manente (PPS)
2013
O governador Geraldo Alckmin vetou a lei que restringe a publicidade de alimentos. O projeto de Manente ainda não foi apreciado por Alckmin