Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK julio@uol.com.br

Antibióticos contra desnutrição infantil

A desnutrição grave, denominada "kwashiorkor", afeta 20 milhões de crianças com menos de cinco anos no mundo e causa mais de 1 milhão de mortes todo ano, segundo a OMS. Sua causa, até recentemente, era obscura.

O tratamento busca corrigir o distúrbio eletrolítico por falta de sais minerais, oferecer alimentos ricos em nutrientes para evitar perda de massa muscular, aumentar o peso e tratar as infecções.

No "New England Journal of Medicine", Indi Trehan e colaboradores sugerem acrescentar ao tratamento os antibióticos amoxicilina e cefdinir, de ação bactericida intestinal. O estudo foi realizado no Maláui, África, com crianças dos seis aos 59 meses de vida, com grande diminuição do percentual de mortalidade nessas crianças.

Na revista "Science" de ontem, Michelle Smith e colaboradores mostram a causa do "kwashiorkor": um microbioma intestinal composto por bactérias enteropatogênicas e não apenas a ausência de fatores nutricionais.

Em experimentos realizados também no Maláui, com ratos e fezes de crianças portadoras da desnutrição grave, identificaram inúmeras bactérias patogênicas.

No Brasil, problemas de desnutrição leve em crianças estão ligados a grupos de vulnerabilidade social com insegurança alimentar. Algumas crianças mostram deficit de estatura e excesso de peso. A pesquisa foi publicada na revista "Ciência & Saúde Pública" por Maércio Mota de Souza e colaboradores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página