Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Site de vendas russo tem ofertas de meteorito

Chance de que fragmentos sejam autênticos é baixa; governo suspende busca em lago

SHEILA D’AMORIM ENVIADA ESPECIAL A MOSCOU

Supostos pedaços do meteorito de Tcheliabinsk já são oferecidos na Rússia, a preços que variam de acordo com o gosto do freguês.

Enquanto as autoridades russas anunciavam que desistiram de procurar o objeto que caiu na região central dos Urais, deixando mais de 1.000 feridos e espalhando estragos, sites de venda online anunciavam gramas e até quilos que seriam do meteorito resultante da queda.

No www.avito.ru, endereço conhecido no país onde as pessoas anunciam produtos que querem se desfazer, havia pelo menos dez anúncios postados ontem.

Em todos podia-se encontrar alguma menção a Tcheliabinsk. Uma das ofertas dizia: "200 kg. Achei ao lado de um lago em Tcheliabinsk e decidi vendê-lo, já que é uma pedra preciosa."

Naturalmente, a chance de ser algo autêntico parece baixa. O anúncio vinha acompanhado da foto do lago isolado pela polícia, que ganhou destaque nos últimos dias nas agências de notícias e não tinha preço.

Em outro, o anunciante é mais específico: um pedaço grande vale 15 mil rublos (cerca de US$ 500) e há 16 disponíveis, os pequenos, 77 no total, 2.000 rublos (US$ 67).

A região em torno do lago onde foi localizado um buraco associado ao meteoro foi isolada e há uma grande curiosidade na cidade para encontrar pedaços.

A decisão de suspender as buscas anunciada pelas autoridades locais fez com que muita gente começasse questionar se o acidente realmente foi provocado pela queda de um meteoro.

"Para mim, não era meteoro. É algo que o governo quer esconder", disse em um hotel moscovita uma universitária que não quis se identificar. "Na Rússia é assim."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página