Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Estudo mostra mais casos de 'cura' da Aids

Pesquisa foi realizada com 14 pacientes com HIV que receberam remédios rapidamente

DA REUTERS

Cientistas da França que acompanharam 14 pacientes contaminados por HIV que receberam rapidamente drogas contra o vírus, mas que depois abandonaram o tratamento, concluíram que mesmo após sete anos sem os remédios ainda não havia sinais de o vírus ter voltado.

Os resultados da pesquisa, publicada agora na revista "PLoS Pathogens", já haviam sido anunciados no ano passado pelo Instituto Pasteur e surgem no mesmo mês em que médicos do Mississippi (EUA) reportaram a cura de uma menina norte-americana que nasceu de mãe soropositiva e foi tratada logo após o parto, alcançando a chamada "cura funcional".

"O tratamento precoce nesses pacientes limitou o estabelecimento de reservatórios virais e a extensão das mutações virais e preservou as reações imunológicas deles", disse Christine Rouzioux, do Hospital Necker e da Universidade Paris-Descartes e uma das autoras do artigo.

Ela acrescentou que "o encolhimento dos reservatórios virais praticamente se equipara à definição de 'cura funcional'", situação em que o vírus continua sendo detectável no organismo, mas em níveis tão baixos que não há necessidade de tratamento para mantê-lo sob controle.

Asier Sáez-Cirión, pesquisadora do Instituto Pasteur e também participante do estudo, disse que provavelmente será impossível controlar o vírus na maioria dos pacientes já contaminados, mas que os resultados sugerem que pelo menos alguns podem se curar se receberem os medicamentos com rapidez.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página