Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Barbárie on-line tem solução, diz pesquisador

Neurocientista defende que jogadores baderneiros podem ser 'corrigidos'

Idioma pode ser barreira para que jogadores entendam instruções corretamente

DE SÃO PAULO

"Gosto de levar vantagem em tudo." A frase, imortalizada pelo ex-jogador de futebol Gérson (campeão mundial com a seleção brasileira de 1970 e conhecido como o "canhotinha de ouro"), é usada por Gabriel Fortes, usuário do fórum de discussão Reddit, para explicar um pouco o comportamento do brasileiro nos games on-line.

"Assim como o Gérson, nós nos preocupamos com algo no jogo apenas quando ganhamos alguma coisa", disse Fortes em um tópico no Reddit. "Nós também temos o famoso complexo de vira-lata'.Achamos que tudo fora do Brasil é melhor e aceitamos cegamente esse tipo de jogador, pois brasileiro é assim mesmo'", completou.

EMBROMATION

Jogadores podem ter um comportamento inadequado por causa da língua, segundo Julio Vieitez, diretor-geral da Level Up! no Brasil.

"A cada ano, mais e mais brasileiros entram na internet e jogam games para multidões. Mas a verdade é que poucos entendem inglês, por isso eles podem não seguir as instruções corretamente, ou mesmo entender o que as outras pessoas estão falando", argumenta o executivo.

"Nós conversamos com muitos jogadores que agiram mal no passado, que simplesmente não sabiam que o que estavam fazendo não era certo dentro da lógica do game", diz Jeffrey Lin, líder de design e sistemas sociais da Riot.

PhD em neurociência cognitiva, Lin é contratado pela Riot Games, responsável pelo game "League of Legends", para estudar jogadores "tóxicos" e propor soluções que transformem os baderneiros (não só brasileiros) em jogadores organizados, com "espírito esportivo".

Recentemente a empresa lançou um recurso chamado "chat restrito", que limita o número de mensagens que podem ser enviadas por jogadores que agiram de forma "tóxica". Isso faz com que ele tenha que economizar na hora de pedir dinheiro, emitir vários "huehuehue" e incomodar outros participantes.

"Muitas pessoas nos procuraram para serem colocadas voluntariamente na restrição de chat. Esse é um grande sinal de que muitos jogadores só precisam de ferramentas adequadas para transformar perspectivas negativas em positivas", diz Lin.

ORIGEM

De acordo com o Know Your Meme (knowyourmeme.com), site que reúne conceitos que se espalham na web, o "huehuehue" e o "gibe moni plox" ("me dá dinheiro, por favor") começaram a ser usadas em 2003, no RPG para multijogadores "Ragnarok Online". Na época, houve uma grande "guerra", entre jogadores brasileiros e estrangeiros.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página