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É difícil dizer adeus

Redes sociais tentam complicar procedimento de exclusão de conta; saiba como sair de cada uma delas

AZADEH ENSHA DO NEW YORK TIMES

Primeiro você se deixa encantar por uma rede social ou serviço de web e não consegue passar um dia sem visitá-lo. Mas então o site começa a perguntar como você está se sentindo, onde está e com quem, e por que não compartilha coisas como antes.

Não demora para optar pelo melhor caminho: a separação. Mas encerrar um relacionamento com os principais serviços on-line pode ser tão difícil quanto se separar de um parceiro romântico que não acredita que tudo acabou.

E há bons motivos para isso: quanto mais usuários, mais lucro para essas empresas, que têm receitas vinculadas à venda de publicidade dirigida, baseada nos dados dos internautas.

Talvez nenhuma rede social entenda melhor isso do que o Facebook, cujo presidente-executivo, Mark Zuckerberg, anunciou, orgulhosamente, em outubro de 2012, que o site havia ultrapassado 1 bilhão de usuários ativos.

"Tudo gira em torno de usuários que criam conteúdo e curtem coisas, até que um dia uma marca percebe o fato e destina verbas publicitárias ao site. O produto deles somos nós", disse Jeremiah Owyang, analista setorial do Altimeter Group.

Mas nem todos os sites adotam uma abordagem "jamais vou permitir que você me abandone". Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, um site social de notícias, disse que, se um usuário quisesse apagar uma conta, "o processo deveria ser tão fácil quanto o de criar uma".

"Cabe a nós criar um produto de ótima qualidade, sem reter usuários simplesmente porque é muito difícil encontrar a saída", afirmou.

E mesmo optando por dizer adeus, como em "Casablanca", vocês sempre terão Paris.


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