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Modelo da Sony dá banho no da Samsung
DE SÃO PAULOO primeiro SmartWatch da Sony era muito ruim. A definição da tela era baixa, a resposta ao toque era péssima e o aparelho era difícil de usar.
Na segunda versão, o SmartWatch 2, que chega ao Brasil até o fim do ano, praticamente tudo melhorou.
Quase tudo que é ruim no aparelho da Samsung é bom no da Sony, e vice-versa. Mas, no fim das contas, o SmartWatch 2 dá um banho de funcionalidade no Gear.
A tela é pior que a do relógio da Samsung, que tem câmera, ausente no SmartWatch 2. A interface da Sony é menos elegante. Mas as desvantagens param por aí.
Enquanto o Gear é um tanto pesado e eventualmente incômodo, o SmartWatch 2 é leve e discreto.
Para ver as horas no Gear, é preciso mover o pulso em direção ao rosto para que a tela se ilumine, gesto que nem sempre funciona. O SmartWatch 2 exibe as horas o tempo todo, com a tela no brilho mínimo.
O Gear só é compatível com os celulares e os tablets mais caros da Samsung. O SmartWatch 2 funciona com praticamente qualquer smartphone com Android 4.0 ou superior --a Folha testou-o com um velho Galaxy S2.
Essa compatibilidade vasta também traz desvantagens --como a Sony tem menos controle em relação aos celulares usados com o relógio, a probabilidade de que a conexão entre os dois caia inesperadamente é maior.
Aprender a usar o SmartWatch 2 é praticamente imediato: abaixo da tela, há três botões familiares para usuários do Android: voltar, ir para o início e abrir o menu.
Mas o relógio brilha mesmo é nas notificações: mostra tuítes inteiros, posts do Facebook e as primeiras linhas de mensagens do Gmail.
Além disso, as versões deses serviços no relógio funcionam quase como mini-apps: dá para ver a lista dos últimos e-mails, as respostas mais recentes no Twitter e até as últimas publicações dos amigos no Facebook.
Cada aplicativo do SmartWatch 2 precisa ser instalado separadamente, o que é um pouco inconveniente, mas só precisa ser feito uma vez.
O aspecto mais decepcionante é o preço, que parece ter passado pelo mesmo processo que levou o PlayStation 4, também da Sony, a custar seus famigerados R$ 4.000.
O primeiro SmartWatch custava R$ 599. O novo sairá por R$ 999 --R$ 400 a mais.