Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Gran Turismo 6' é bom, mas inconsistente

Conteúdo do novo simulador de corridas da Sony é divertido e viciante, mas poderia ser mais bem aproveitado

A falta de um sistema complexo de colisões e danos ainda é o grande ponto fraco na simulação de "GT 6"

EMERSON KIMURA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma das mais populares séries de games voltadas a amantes da cultura automobilística completa 16 anos com um jogo bom, mas inconsistente. "Gran Turismo 6" (PlayStation 3, R$ 149) é, na maior parte do tempo, bastante divertido, mas também causa frustrações.

O game inclui cerca de 1.200 modelos de carros de diversas marcas e categorias, que podem ser alterados estética e mecanicamente. É possível guiá-los em mais de cem traçados de 37 pistas e os cenários mudam conforme a passagem do tempo e as alterações no clima.

Na pista, o carro reage de maneira bastante realista à direção do piloto e o game consegue transmitir isso ao jogador. É possível sentir bem a transferência de peso do veículo para a frente ao frear e para a lateral durante uma curva, por exemplo.

Autointitulado "the real driving simulator" (o verdadeiro simulador de direção), "Gran Turismo" de fato consegue reproduzir bem a experiência de dirigir um carro. Suas falhas concentram-se na simulação das corridas.

O modo carreira é fácil e limitado. A inteligência artificial dos carros controlados pelo computador até evoluiu em relação a "GT5", mas continua fraca. As corridas são numerosas, mas geralmente curtas, e vencê-las não é difícil mesmo largando em último. Além disso, você pode bater o seu carro à vontade --o prejuízo derivado de batidas com adversários e obstáculos é mínimo. A falta de um sistema complexo de colisões e danos ainda é o grande ponto fraco na simulação de "Gran Turismo".

Esses problemas diminuem no modo on-line. As corridas são mais disputadas (afinal, seus adversários são outros seres humanos) e podem ser configuradas de inúmeras maneiras.

A desenvolvedora da série promete diversas atualizações para o jogo, que incluirão ferramentas como um criador de pistas, que poderá usar dados de GPS para recriar no game traçados que você faz na vida real, e conteúdo relacionado a Ayrton Senna.

O mais frustrante de "GT6" é o seu potencial, o que ele poderia ser e não é. Seu admirável conteúdo --vários carros e pistas, física sofisticada, visual deslumbrante-- poderia ser explorado com mais profundidade, o que tornaria o game ainda mais divertido, viciante e realista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página