Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Avesso ao sucesso

Criador tira 'Flappy Bird' do ar após jogo alcançar o topo de mais baixados e levante debate sobre êxito de games viciantes

ALEXANDRE ORRICO DE SÃO PAULO

O bater das asas de um passarinho do Vietnã provocou um furacão na indústria de games móveis do mundo nos últimos dois meses.

"Flappy Bird", jogo para iOS e Android, atingiu no início deste mês o topo do ranking de aplicativos mais baixados na loja dos dois sistemas em vários países. Poucos dias depois, porém, foi exterminado pelo próprio criador, o desenvolvedor vietnamita Dong Nguyen, 29.

Da invisibilidade virtual e receita próxima de zero em novembro, o game chegou a gerar cerca de US$ 50 mil por dia com as visualizações de anúncios em fevereiro.

A ascensão e a queda da pequena ave de olhos esbugalhados deixou pelo menos duas perguntas: por que um jogo tão simples (simplório, até) fez tanto sucesso? E por que Nguyen retirou do ar um jogo tão bem sucedido?

Dezenas de desenvolvedores independentes de games estão explorando a resposta para a primeira questão. Nos últimos dias, clones apinharam as lojas de aplicativos da Apple e do Google na tentativa de preencher o vácuo deixado pela morte do indomável passarinho.

Os quatro programas mais baixados da App Store, por exemplo, são imitações do game. Releituras da mecânica minimalista de "Flappy Bird": toque na tela para manter o pássaro no ar, de modo a evitar os canos do cenário. Se algum obstáculo for tocado, o bichinho cai como uma jaca madura no chão, e o jogo termina.

A segunda pergunta engendrou inúmeros argumentos, alguns com ares de teoria da conspiração.

Surgiram boatos de que Nguyen teria sido acionado pela Nintendo por causa da semelhança de aspectos do jogo com a série do mascote da companhia japonesa, o Super Mario. Tanto Nguyen quanto a Nintendo negaram as informações.

Outros, como o site BlueCloud (bit.ly/bcflappybird), disseram que o vietnamita teria utilizado robôs para turbinar, de forma ilegítima, o crescimento do jogo, e resolveu matar o app antes que o sucesso repentino acabasse denunciando a tática.

Um lado mais exagerado apontou que o game vicia os usuários de forma antiética, a exemplo de "Candy Crush", e há também quem desconfiasse de racismo. O "Daily Dot" pergunta: "será que Flappy Bird' e Nguyen receberiam tantas críticas e desconfiança se eles fossem americanos e não vietnamitas?"

A desculpa do próprio desenvolvedor? Em entrevista à "Forbes", ele afirmou que retirou seu jogo do ar porque "o Flappy Bird' se tornou um produto viciante e isso virou um problema". Além disso, Nguyen disse que sua vida "deixou de ser confortável como antes" e que ele "não conseguia mais dormir".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página