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Popular, Moto G dá fôlego à Motorola

Por R$ 649, celular tem ótimo custo-benefício

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Desde que Apple e Samsung polarizaram a disputa no mercado de smartphones, a Motorola vive um tenebroso inverno. Mas ela voltou a dar sinais de vida com seus lançamentos mais recentes.

Anunciado em novembro passado, o Moto G virou febre em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, e trouxe alívio à fabricante. Sem revelar números, a empresa afirma que o aparelho foi o mais vendido do país no primeiro semestre deste ano.

As operadoras reforçam o quadro positivo. Segundo a TIM, em 2013 as vendas da Motorola cresceram 35% no nicho de aparelhos de até R$ 1.000, caso do Moto G. Para aparelhos acima desse valor, mercado em que compete o Moto X, as vendas subiram 10%. Nas lojas da Claro e da Vivo, o Moto G também está entre os mais vendidos.

O sucesso por aqui é fundamental para a Motorola, pois o Brasil é o segundo mercado mais importante da fabricante, atrás dos EUA. Em outros países, seu desempenho não é menos animador.

Na Índia, ele é o telefone mais vendido da história da Motorola. Já no Reino Unido, o Moto G colocou a fabricante de volta no mapa: segundo a consultoria Kantar Worldpanel, no primeiro trimestre deste ano a Motorola ficou com 6% do mercado britânico --há seis meses, esse número era próximo de zero.

O sucesso do Moto G, inclusive no Brasil, não é difícil de entender. O aparelho tem qualidade bem superior ao preço (a partir de R$ 649).

A tela possui tamanho de 4,5 polegadas e tem boas cores e resolução. A performance é quase sempre bastante satisfatória. O sistema operacional, versão mais recente do Android, é quase intocado. O design curvado torna o smartphone confortável até para quem tem mão pequena. E as capinhas coloridas também ajudam.

Em suma, ele tem um custo-benefício excelente, o que a concorrência não oferece no segmento de aparelhos mais baratos. (BR)


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