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Apple X Samsung

Documentos expõem rivalidade entre líderes globais em vendas de smartphones após mais uma briga judicial entre as duas

BRUNO ROMANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No dia 1º de abril, Apple e Samsung voltaram para mais uma batalha nos tribunais por patentes, dois anos após o julgamento que resultou em multa de US$ 1 bilhão à asiática (reduzida, depois, para US$ 290 milhões).

Desta vez, a Apple queria US$ 2 bilhões pelo uso de tecnologia proprietária em dez aparelhos da Samsung. A coreana argumentava que havia sido a Apple quem violou patentes em dispositivos seus. Com o fim do julgamento na sexta, cujo desfecho teve US$ 120 milhões de indenização à Apple, alguns dos segredos mais bem guardados das duas foram revelados em documentos oficiais. De ambos os lados, a rivalidade fica clara.

SAMSUNG PERCEBEU QUE O IPHONE ENGOLIRIA O MERCADO
Um slide interno de 2008 mostra a percepção da Samsung em relação ao iPhone, então na sua segunda geração. "O iPhone 3G está redefinindo a dinâmica do mercado" é o título do documento. Ele continua: "Enquanto os fabricantes tradicionais estão lutando pelo segmento de 'feature phone', a Apple está o tornando obsoleto".

STEVE JOBS CLAMOU POR "GUERRA SANTA" CONTRA O GOOGLE
A raiva de Steve Jobs pelo Google é conhecida. Em um e-mail de 2010 a seus funcionários mais próximos, ele voltou a demonstrar o sentimento. Ao planejar o ano de 2011, ele clamou por uma "guerra santa" contra o rival. E completou: "Temos que competir com eles de todas as formas". No mesmo e-mail, Jobs também constatou que o Google estava mais avançado na tecnologia de serviços na nuvem.

SAMSUNG VIU MORTE DE STEVE JOBS COMO "HORA DO ATAQUE"
Dois dias depois da morte de Steve Jobs, Michael Pennington, vice-diretor de vendas da divisão móvel da Samsung nos EUA, escreveu um e-mail a outros dois executivos da empresa: "[A morte] de Steve Jobs é a nossa melhor oportunidade para atacar o iPhone". Pennington estava insatisfeito com a repercussão que a morte do fundador da Apple estava tendo sobre o aparelho da concorrente. Segundo ele, o iPhone ganhou a imagem de produto superior, criado por um "passional, incansável e perfeccionista". Para o executivo da Samsung, atacar seria a melhor defesa.

SAMSUNG FICOU OBCECADA PELA APPLE
No final de 2011, a gigante coreana fazia planos para o ano seguinte. Nas primeiras linhas do relatório aparece o principal objetivo: "Superar a Apple é a prioridade número um (tudo precisa ser feito no contexto de superar a Apple)". O documento segue: "A ameaça da Apple é urgente e real (mais de 12,5 milhões de unidades [de iPhone] vendidas no quarto trimestre)".

APPLE FICOU COM INVEJA DE PROPAGANDAS DA SAMSUNG
Em janeiro de 2013, a Apple ficou abalada por uma campanha da Samsung que fazia piada com pessoas que fazem longas filas para comprar o iPhone. No dia 25, Phil Schiller, responsável pelo marketing da Apple, mandou um e-mail para seus colegas com uma elogiosa reportagem do "Wall Street Journal" aos anúncios. Junto uma mensagem: "Temos muito trabalho a fazer". No dia seguinte, ele deu uma bronca na agência de publicidade da Apple.

TELEFONES DE TELA GRANDE ASSUSTAM A APPLE
Em abril de 2013, Phil Schiller, responsável pelo marketing da Apple, falou em um documento interno sobre as novas preferências dos consumidores: telefones de tela grande e dispositivos baratos. Ele explica que 91 milhões de aparelhos com telas acima de quatro polegadas foram vendidos --além de 159 milhões de celulares abaixo de US$ 300. Na última página, crava: "Os consumidores querem aquilo que não temos".


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