Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Patrulha na rede

Quais princípios definem o que pode e o que não pode no Facebook? Entenda como funciona o processo de análise e exclusão de conteúdo

STEFANIE SILVEIRA DE SÃO PAULO

Casos de remoções de postagens no Facebook ocorrem a todo instante. A rede avisa que tira do ar conteúdo que considera inadequado por violar seus termos de uso.

Nessa categoria, já entraram a capa do disco "Nevermind", do Nirvana (é ilustrada por um bebê nu), o quadro "A Origem do Mundo", de Gustave Courbet (mostra a genitália feminina), além de imagens que hoje seriam permitidas --seios durante amamentação; beijo entre homens; e mulheres mastectomizadas (que passaram por remoção de mama).

Em dezembro de 2013, a Folha teve dois posts deletados, por exemplo. O primeiro tinha mulheres seminuas em um protesto do Femen. O segundo, um "toplessaço".

Segundo o Facebook, para avaliar o material publicado, a equipe de monitoramento adota um conjunto de padrões que inclui reação dos usuários, leis locais, práticas de empresas do setor e recomendações de entidades globais e de direitos humanos.

O número de denúncias não influencia na retirada de um conteúdo, diz a rede. Se a postagem violar os termos do serviço, um alerta é o suficiente. Após recebida, a denúncia passa por uma triagem, em que é classificada de acordo com as regras (facebook.com/communitystandards) e a urgência do caso.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página