Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
Foco
De curta duração, game artístico inspira-se em Escher
ANDERSON LEONARDO COLABORAÇÃO PARA A FOLHASão só dez fases. Algo em torno de 90 minutos de jogo. "Monument Valley", para iOS e Android, não é voltado aos que buscam um game longo e desafiador. Talvez por isso esteja fazendo tanto sucesso.
Lançado em abril deste ano, o quebra-cabeças do estúdio londrino ustwo ultrapassou de 1 milhão de downloads em quatro meses.
O valor investido nos dez meses de desenvolvimento levou uma semana para ser recuperado, disse por e-mail à Folha o australiano Ken Wong, diretor de arte e design do jogo, que custa US$ 5.
"Monument Valley" é protagonizado pela princesa Ida, que foge do tropo de apenas uma garota bonita a ser resgatada. A missão do jogador é guiá-la por templos tridimensionais que incorporam uma característica das obras do holandês M.C. Escher: a geometria impossível.
Com elementos móveis, as construções podem levar Ida a pontos distantes, por caminhos que antes pareciam desconexos. É um conjunto de ilusões de óptica que surpreendem quando percebidas.
O game é uma obra de arte por si só, tanto visual quanto auditiva. "É como visitar um museu ou escutar um álbum de música", descreve a Apple, que o selecionou como um dos vencedores de seu prêmio de design deste ano.
A produtora diz ter enfatizado "qualidade, arte e significado" para ter feito de "Monument Valley" um jogo pago. A escolha, diz Wong, se contrapõe a de "emoções baratas e descartáveis" dos populares games "freemium".
Alguns internautas queixam-se da curta duração do game. De acordo com Wong, a ideia era criar um jogo que "pessoas comuns", ocupadas e que "não têm 10 horas para investir numa história".
A produtora diz trabalhar em novos níveis do game.